Páginas

7 de mar. de 2015

A Verdadeira História de Rapunzel

SINOPSE - ENROLADOS: 
"Rapunzel está de volta. A doce princesa, porém, está mais descolada e radical, num filme divertido, com muita música e ação: Enrolados. Raptada do castelo de seus pais quando bebê, a moça agora tem quase 18 anos, longos cabelos dourados mágicos de 21 metros de comprimento e está presa no alto de uma torre, de onde sonha com as aventuras do mundo lá de fora. Seus sonhos começam a se tornar reais quando conhece o charmoso Flynn Rider. 

Flynn é o bandido mais sedutor e procurado do reino. Em busca de um esconderijo onde possa ter um pouco de tranquilidade, ele encontra uma torre, aparentemente vazia e isolada, sem imaginar que seus problemas estavam apenas começando. A destemida Rapunzel acaba lhe dando uma surra com a ajuda de suas madeixas, fazendo dele seu refém e seu parceiro. A proposta é: ele ajuda a donzela a fugir e ela devolve a coroa valiosa que ele havia roubado. 

Essa dupla promete muitos momentos de aventura, humor e, claro, romance, sempre ao lado do fiel amigo de Rapunzel, o camaleão Pascal, e de Maximus, o cavalo da guarda real que assumiu a missão de capturar Flynn."

Detalhe: Não encontrei a sinopse da primeira versão de 1990, mas segue quase o mesmo ritmo.


Rapunzel consegue ter seu lado "sombrio". Pode-se dizer que no conto original, "sombrio" não é palavra certa, mas uma "jogada de realidade". 

Rapunzel era uma bela garota que fora raptada ainda bebê por uma "bruxa" (mulheres dos tipos que eram chamadas de bruxas na era medieval), como uma vingança. A bruxa era uma humilde camponesa que, devido a morte de sua mãe, ocupou o serviço de sua mãe no palácio real como cozinheira. Certo dia, fora suspeita e denunciada por um serviçal de ter enfeitiçado um dos pratos do almoço. Como as taxas de bruxas eram altas na era medieval, o rei e a rainha não pensaram duas vezes ao expulsar ela dos serviços reais, e, liberada das leis, fora expulsa do reino.


Quando Rapunzel nasceu, alguns meses depois a bruxa sequestrara ela, e a levara para a famosa torre alta no meio da floresta. 18 anos foram suficiente para o cabelo de Rapunzel atingir um tamanho que passava um bom tanto da altura da garota. O que houve nesses 18 anos fora o terror da bruxa: ela se afeiçoara pela Rapunzel, mas jamais mudaria de idéia em soltá-la.


"Vivo triste, nessa torre, onde a bruxa me prendeu! Todo mundo, vive alegre, todo mundo menos eu, vivo triste nessa torre, onde a bruxa me trancou, esperando, esperando... esperando..."

O pior para ela, era que, ainda estando numa parte de alta floresta, em meio às árvores, ela podia ver/enxergar as pessoas em festivais, correndo e crianças brincando.

Rapunzel chegava a um ponto psicológico de profunda tristeza. Ela sonhava em ter amigos, sair dali, casar... Tudo que uma pessoa comum poderia ter, não sabendo que é uma princesa. Mas houve sim, um príncipe encantado. Um lorde que fazia cavalgada e encontrou a torre. Rapunzel estava na janela, e eles conversaram de longe.

Ele tira uma faca e a usa para apoiar-se e escalar. Ao chegar numa certa altura, Rapunzel usa seu cabelo para ajudá-lo a apoiar-se.


E é ai que ocorre a primeira conversa com gente de fora e sua primeira relação sexual. Com o príncipe. 

Isso se repete várias vezes. Ele desabafara com ela e vice-versa, e acabaram por se gostarem (não adianta, tem que ter melação mesmo). E durante muitas semanas ele ia até lá, e se relacionava com ela pentada violenta

A bruxa começa a desconfiar de certas diferenças no interior da torre, na sua visita diária para levar bebida e comida para a princesa. E aos poucos Rapunzel engordava aos poucos, e a bruxa desconfiava cada dia mais, pois ela nunca alterara a quantidade de alimentação dela.

Depois de 6 meses, a conclusão: Rapunzel estava grávida. Elas discutem feio, e, quando sozinha, tenta descer a torre. Consegue escalar até quase embaixo, e cai.


Ela grita por socorro, tenta ajuda, tudo doía... E então aconteceu... Ela teve o bebê no meio da floresta. O bebê não, mas OS bebês. Exatamente, gêmeos. Ela os pari no meio da mata, toda inocente sem conhecer nada. Ela vira a noite lá, até que o príncipe chega no outro dia e a socorre. No caminho a bruxa os avista. 
O príncipe bate na bruxa e obriga ela a abrir o bico, revelando a origem de Rapunzel. O príncipe, então, leva Rapunzel e a bruxa amarrada para o reino de Rapunzel.


Depois de tudo esclarecido, Rapunzel tem um complicamento para casar-se com o príncipe, pois ele era de um reino inimigo dos pais da garota, mas conseguiu a "permissão".


E a bruxa? Simplesmente queimada viva.


Um comentário:

  1. mds... aquela parte riscada e que eles tinham muita relação?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...