Páginas

6 de fev. de 2015

Viaje do Sol para Júpiter na Velocidade da Luz

Por mais que digamos que podemos imaginar quanto a velocidade da luz é rápida, não possuímos uma noção clara. Uma viagem espacial em termos terrestres para Lua leva um bom tempo, enquanto na velocidade da luz, chegaríamos lá em cerca de 1 segundo... Um piscar de olhos, para ser mais claro (o que incindiria a pergunta: como pousaríamos estando em tal velocidade?).

A luz leva cerca de 8 minutos para chegar do Sol até a Terra. Portanto, uma nave na velocidade da luz levaria 8 minutos para chegar até a superfície solar. O problema de noção de tempo e velocidade, são diferente no universo. O que pra nós um carro esportivo europeu que alcança 320 numa pista reta de testes, é uma coisa imensa, que, no espaço, não passa de um passo.

A noção de velocidade da luz no espaço é diferente. A velocidade da luz, no espaço interestelar é uma velocidade lenta. Sim. Dentro dos terrenos do Sistema Solar, pode ser bastante. Porém lá fora... Nada feito. Já que, muitos planetas ficam a 100 mil, 100 milhões de anos-luz. Teria noção do que seria isso? Pode dizer que sim, mas nunca fará.

E é esse tema que adotaremos hoje. Um artista estadunidense chamado Alphonse Swinehart, criou, juntamente com colegas físicos de uma universidade, uma representação de como seria uma viagem do Sol até Júpiter na velocidade da luz. Usaram como base fótons, que são lançados do Sol.

O vídeo foi limitado por eles para apenas Júpiter, para encurtar o vídeo a menos de uma hora. Se tiver paciência, assista-o inteiro, pois é uma coisa MUITO interessante de se presenciar, caso não a tenha, vá pulando de partes em partes (hu3).

Uma das reflexões mais interessantes sobre o vídeo é pensar como os impressionantes 299.792.458 m/s da luz são, na realidade, lentos se levarmos em conta a imensidão do espaço.

Veja o vídeo:  

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...