Páginas

21 de jan. de 2015

Planeta Theia

Theia é o planeta que, supostamente, colidiu-se com a Terra primordial, formando a Lua e parte de cinturões de asteróide no Sistema Solar.  Theia formou-se por acreção planetária dentro da mesma órbita da Terra, mas a 150 milhões de quilômetros, no ponto lagrangiano L4. Theia permaneceu fixa nesta posição em harmonia com a Terra durante cerca de 20 a 30 milhões de anos. No entanto, à medida que o planeta crescia, as suas forças gravitacionais impeliam Theia para fora de L4.


Finalmente, já depois de ter desenvolvido estratificação interna, Theia adquiriu massa e dimensão semelhante a Marte, suficiente para escapar de L4 (nome dado a sua posição orbital) e entrou numa órbita caótica. A colisão com a Terra tornou-se inevitável, visto que ambos os planetas ocupavam a mesma órbita. Quando Theia chocou com a Terra a uma velocidade de 40 mil quilômetros por hora, o impacto foi suficiente para vaporizar o próprio planeta. Parte substancial do seu núcleo ferroso afundou na Terra e integrou o núcleo terrestre.

Aqui, duas representações de sua colisão com a primordial Terra e a formação da Lua, enquanto seus vestígios restantes foram para espaço adentro...

(Gif tirado da Wikipedia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...