Páginas

25 de dez. de 2014

Áses Natalinos


Em 20 de dezembro de 1943 todos os pensamentos do feriado de Natal em casa com amigos e família, sentado na frente da árvore e desembrulhar os presentes ... esses pensamentos não eram nada mais do que boas lembranças. E para muitos que lutam na linha de frente durante a Segunda Guerra Mundial, eles sabiam que nunca iria ver um outro Natal.

Mas, às vezes, só às vezes, mesmo nas mais sangrentas, mais escuros dias de guerra ainda não é apenas um vislumbre de esperança, mas da humanidade.

Guerra não pára para nada, e como o Natal se aproximava, em 1943, os Aliados estavam realizando "Bombing Run" após bombardeio em território alemão. Em 20 de dezembro, as forças aliadas despachou um grupo de bombardeiros com as instruções para tirar uma fábrica de aviões; entre os pilotos estava o segundo tenente Charlie Brown e seu B-17F Flying Fortress, chamado Ye Olde Pub.

Foi sua primeira missão como piloto de bombardeio.


Eles não estavam voando apenas qualquer bombardeiro, tampouco. The Flying Fortress daria não só seu nome, mas a sua imagem para a Força Aérea dos EUA. Os bombardeiros maciças eram tripulados por uma equipe de 10 pessoas, podia transportar 8.000 libras de bombas em uma missão de curta distância (e 4.500 libras em uma longa missão), estavam armados com 13 máquinas M2 Browning ae tinha uma velocidade máxima de 287 milhas por hora. Eles tinham uma gama de 2.000 milhas, o que significa que eles eram uma ameaça grave para aqueles estacionados bem dentro do território alemão.

Voar como os bombardeiros era muito longe do conforto que encontramos no ar hoje. Brown e sua equipe estavam em uma cabine não pressurizada 27.000 pés no ar; que era de 60 graus abaixo de zero, e para o voo profundamente em território alemão que estavam confiando em seus trajes de vôo e sistemas de oxigênio para mantê-los vivos.

Armamento antiaéreo abriram fogo contra eles quando eles se aproximaram de Bremen. A rodada deixou completamente destruído um de seus quatro motores. Outra foi danificado, e com o corte severo no poder, eles foram incapazes de manter-se com o resto do grupo de bombardeiros. Isso fez-lhes um alvo.


Caças alemães desceram sobre eles, fazendo mais e mais danos ao avião já aleijado. O homem-bomba era pesado e volumoso, e um ferido era um alvo fácil.

De acordo com Brown, o que aconteceu depois que os combatentes desceu sobre eles era um pouco nebuloso. Ele sabia que havia mais dano feito ao avião, e foi então que o seu artilheiro de cauda foi morto e outros - incluindo o próprio - ficaram feridos. Os sistemas de oxigênio que eles dependiam para mantê-los vivos agora se foram, mas eles eram tão baixos no ar que eles poderiam pelo menos respirar - mais ou menos.

Até agora, eles caíram para cerca de 1.000 metros. O homem-bomba tinha sido rasgado em pedaços, e só por milagre ainda no ar. Brown realmente não lembro o que aconteceu, mas com base em suas décadas posteriores de pesadelos de voar através de árvores e edifícios em uma tentativa desesperada para sobreviver, ele tem quase certeza que o avião mergulhou para o chão, mas ele não tinha certeza de como ele manteve ele no ar. 

Os lutadores descansaram, sem dúvida pensando que eles estavam mortos.

Salvo um.

Piloto de caça Lt. Franz Stigler tinha acabado de derrubar dois bombardeiros B-17 quando se deparou com o terceiro. Ao se aproximar, porém, não foi algo que ficou em sua mão. Através dos furos abertos no avião que ele podia ver a equipe, tentando dar os primeiros socorros para os mais gravemente feridos.

Ele não disparou.


Em vez disso, ele chamou ao lado do bombardeiro; não havia ninguém equipando as armas mais, ele podia ver que através dos buracos enormes que tinham sido rasgadas no avião. Ele tentou sinalizar para o piloto, e indicam que ele precisava para pousar. Ele estaria em território alemão, ele seria um prisioneiro de guerra... mas pelo menos ele poderia estar vivo.

Brown recusou. Ele não sabia na época que Stigler estava se aproximando da marca final para um piloto de caça. Mais uma morte, e ele seria condecorado com a Cruz de Cavaleiro.

Muito, muito mais tarde, Stigler disse que tinha se lembrado de algo que seu comandante lhes tinha dito. "Você segue as regras da guerra para você - não o seu inimigo", ele disse. "Você luta pelas regras para manter a sua humanidade."

Ao mesmo tempo, antes da guerra, Stigler estava estudando para ser padre. Sua herança familiar foi longa e orgulhosa, o endurecimento de volta para um grupo de cavaleiros no século 16. Ele tinha matado tropas aliadas e ele tinha visto as tropas aliadas matar seus próprios amigos e colegas, mas ele não disparou sobre o bombardeiro aleijado, sua tripulação lutam para salvar aqueles entre eles que ainda vivia.


Ele deixou cair abaixo do bombardeiro britânico, protegendo-a dos mísseis antiaéreos terrestres. Ele ficou com o avião "abatido" até o Mar do Norte - fora do alcance das outras armas alemãs. Stigler parou ao lado Ye Olde Pub novamente, saudou o piloto, em seguida, retirou-se e voltou para casa.

Milagrosamente, Ye Olde Pub conseguiu voltar para a Inglaterra. Brown repassou a história do que havia acontecido com seus supervisores, que sabiam que tinham de manter a coisa toda tranquila. O rosto humano compassivo sobre o inimigo não faria, e Brown e sua tripulação foram empossados para manter a coisa toda um segredo.

De volta à Alemanha, Stigler tinha que manter seu segredo, também - ele teria sido enviado para corte marcial se a verdade saísse. Então ele continuou a voar, e até o final da guerra, ele foi um dos primeiros pilotos de caça da Alemanha com um registro exemplar, e um de apenas cerca de 1.300 pilotos (de cerca de 30.000) para sobreviver à guerra. No final da guerra, no entanto, que o registro significava pouco. Reduzido à pobreza, ele se mudou para o Canadá em 1953 e encontrado relativo conforto e sucesso como homem de negócios. Casou-se, teve uma filha, netos, bisnetos.

E, quanto a Brown, após a guerra terminar, ele voltou ao seu estado natal de West Virginia. Ele foi para a faculdade, e continuou a servir na Força Aérea até se aposentar em 1965. Ele também se casou e teve duas filhas.



Em 1986, Brown estava falando em uma reunião de piloto de combate, quando ele foi questionado sobre alguma lembrança em particular que ele teve de seus anos de serviço. Nem mesmo a certeza de onde ele veio, ele recontou a história do piloto alemão, que tinha acabado de interferência por sua bombardeiro danificado, conduzindo-as a segurança. Foi só então que ele não tinha idéia de quem era o homem, ou se ele havia sobrevivido à guerra. Ele passou vários anos procurando a identidade do homem, sem sorte. Até que ele recebeu uma carta em resposta a uma carta que ele havia escrito para um boletim de pilotos.

"Eu era o único".

Eles falavam ao telefone, e esse telefonema não deixou dúvidas. Eles se conheceram em 1990, e experimentado algo que poucas pessoas têm a chance - um vínculo que era mais profundo do que o sangue.

Os dois homens morreram em 2008 - Stigler em março e Brown em novembro. Ambos os seus obituários os nome não haviam apenas suas famílias de sangue, mas seu irmão especial, reuniu-se uma noite fria de dezembro, durante uma uma das horas mais escuras da humanidade, e encontrou décadas mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...