Páginas

22 de ago. de 2013

MuMA, Instrumentos Medievais de Tortura


Você é um dos "amantes" da história? Pra você que mora na cidade de Curitiba (PARANÁ) ou região, não pode perder a exposição dos objetos de tortura utilizados na época da inquisição restaurados eu sou de curitiba chorem de inveja. O Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural abriga a exposição internacional "Instrumentos Medievais de Tortura, Período da Inquisição", que reúne mais de 50 peças originais, restaurações e réplicas de instrumentos de tortura que foram utilizados do século XIII ao XVII, durante a época da Inquisição. A mostra passou por mais de 10 países e foi vista por mais de um milhão de pessoas. 

Trazida da Itália por um grupo de colecionadores europeus, a exposição é reconhecida pelo Ministério Cultural de Patrimônio Italiano e tem como objetivos passar ao público, como memória histórica, a extensão da crueldade institucionalizada e gerar conscientização contra a tortura e a favor da liberdade de pensamento.

A Inquisição foi uma instituição eclesiástica criada na Idade Média (século XIII) pela Igreja Católica. Era um sistema de controle social por meio de um policiamento organizado, especialmente criado para pesquisar e punir os indivíduos considerados ameaças às doutrinas e dogmas da instituição católica mediante um tribunal específico.

A “virgem de Nuremberg” ou “donzela de ferro”, o banco de estiramento, o triturador de cabeças e a cadeira inquisitória são alguns dos aparelhos criados com o objetivo de torturar, humilhar e conseguir confissões dos considerados hereges pela Santa Inquisição e que estarão expostos no MuMA.

Confira imagens:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...