Páginas

19 de mar. de 2013

Encontrada nova evidência da existência de água em Marte



A sonda Curiosity continua trabalhando no solo de Marte e uma das suas principais funções por lá é buscar provas de que houve água na superfície do Planeta Vermelho. Agora, mais uma evidência disso foi encontrada, graças ao sistema de detecção utilizado pelo equipamento. Analisando trechos rochosos marcianos, um canhão de nêutrons e câmeras com sensores infravermelhos foram capazes de detectar moléculas de água.

Uma pesquisadora da CalTech (um conceituado instituto de tecnologia da Califórnia) afirma que, utilizando os equipamentos da Curiosity, foi possível analisar “elevados sinais de hidratação” nos cortes das rochas que foram utilizadas como amostra. Com isso, fica ainda mais evidente que realmente houve água na superfície marciana. O que ainda não está claro são os fatores que levaram o Planeta Vermelho à desidratação.

A busca por provas de que houve água em Marte é vital para os astrônomos. A constatação disso pode sustentar uma série de teorias a respeito da presença de vida no passado — e também o suporte para vida no futuro. Será que os cientistas estão chegando perto de conclusões promissoras? Ou continuaram eles a nos esconder?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...