Páginas

18 de jan. de 2013

Poderes Mentais




Existem muitos no mundo das trevas que são capazes de feitos estranhos como mover objetos com o poder da mente ou prever o futuro como se fosse um dom. Eles não são magos, muito menos carniçais que herdaram algum poder do sangue de seus senhores. Eles são psiônicos. Humanos "normais" que nasceram com poderes.
Uma pessoa simplesmente nasce com poderes psiônicos ou pode vir a desenvolvê-los com o tempo. Outros despertam esses poderes após um grande distúrbio em suas vidas como o encontro com seres sobrenaturais ou choques que os levam a beira da morte. Ainda existem aqueles que sofreram experimentos terríveis e desenvolveram estes poderes à força.
Os psiônicos, muitas vezes chamados de abençoados, não forma bem uma nova classe de seres sobrenaturais. A maioria deles vive sozinho com seus poderes até encontrar problemas usando-os onde não deve. Eles podem ser pessoas normais que utilizam seu dom para ajudar a si mesmos e quem está mais próximo ou simplesmente evitam usá-los de qualquer maneira. Ainda existem aqueles que se acham abençoados por Deus ou deuses ou mesmo por Satã e formam cultos. Cda psiônico decide como vai viver sua vida.

Os poderes
Os poderes mentais são vários desde aqueles mais sutis até os mais poderes que atraem mais atenção. Para usar estes poderes, a pessoa deve ter prática e força de vontade ou eles sairão do seu controle e seu corpo não poderá contê-los.
Os poderes psiônicos devem ser usados apenas para humanos "normais", os mortais. Durante a criação do personagem, este recebe quatro pontos para gastar. Cabe ao mestre decidir se eles serão realmente personagens do tipo 6/4/2 ou 7/5/3. Pontos de bônus podem ser usados para aumentar os níveis. custando sete destes por ponto. Em experiência, o custo é de nível x 8 ou . É realmente muito difícil aumentar seu poder psiônico e exige-se muito esforço para isso.
Todo personagem possui o nível do poder e ainda sua habilidade em controlá-lo. Assim, existe uma habilidade para cada poder. Você pode comprar o poder Telepatia mas deverá gastar pontos de habilidade para aprender a ler mentes, comandar mentes ou mesmo apagar memórias. Recebe-se mais quatro pontos de habilidade para se gastar especialmente nisto.

Os testes

Para se testar os poderes, o psi deve simplesmente somar o atributo que mais se aplica a situação à sua habilidade contra uma dificuldade definida pelo Narrador. Esta costuma ser o nível usado + 3. É claro que pode ser aumentada a qualquer momento. Caso se obtenha mais de dois sucesso no teste, consegue-se o efeito mas menos que isso exige-se o gasto de um ponto de força de vontade.
Uma falha mostra que o poder não funcionou mas uma falha crítica é muito pior. Além da perda de um ponto de força de vontade, o Narrador pode deixar que qualquer coisa aconteça. Geralmente, o psi perde toda as suas força sou simplesmente perde o controle de seu poder. Conta-se a história de que em um teste da Tecnocracia, uma mulher que tentava erguer algumas pessoas simplesmente acabou as esmagando com sua Telecinése poderosíssima.
Exemplo : Álvaro quer ler os principais medos na mente de um pivete de rua que está na sua frente naquele exato momento. Mostrando sua força e usando alguns socos ele faz o garoto ficar com medo. Ele testa força + leitura de mentes contra dificuldade definida pelo Narrador.

Existe um grande problema para os psi. Caso o nível de seu poder exceda sua força de vontade, eles simplesmente tende a perder o controle. Uma falha sempre se torna uma falha crítica e eles perdem um sucesso em todo o teste mas uma falha normal ainda não implica na perda de um ponto de força de vontade.
Em situações tensas, qualquer psi pode vir a liberar seu poder sem querer. Eles devem testar força de vontade para evitar esse acontecimento. Um psi que não controla totalmente seu poder tem a dificuldade deste teste aumentada em um ponto.


Clarividência

Lida com a habilidade de perceber o que se passa grandes distâncias e usar sua mente para saber tudo que ocorre a seu redor.

1 - Distância máxima de 30 metros
2 - Distância máxima de 60 metros
3 - Distância máxima de 180 metros
4 - Distância máxima de 450 metros
5 - Distância máxima de um quilômetro
5 - Distância máxima de um quilômetro e meio

As habilidades de clarividência são as seguintes :
Percepção de emoções : O psi pode perceber as emoções das pessoas a seu redor como se estivesse percebendo suas auras. Isso permite até saber um pouco de suas intenções.
Percepção extra-sensorial : Este poder dá liberdade ao psi de ouvir conversas através das paredes e sentir o que está acontecendo e a chegada de certas pessoas a algum local. Ele pode até sentir seres sobrenaturais.
Projeção astral : Permite que o psi separe sua mente de seu corpo e percorra lugares distantes. Funciona como Auspícios 5 de vampiro só que é limitado pelo nível do poder de clarividência.

Premonição

Este poder dá a habilidade de perceber tudo o que virá no futuro. Existem duas habilidades para este poder. Uma permite que psi possa perceber o que virá a acontecer de acordo com certa ação que virá a tomar e a outra faz com que ele saiba quando está correndo perigo e ter sensações imediatas do que está para acontecer. Existe uma diferença muito sutil nestas duas habilidades.
Usando a habilidade de previsão, o psi pode forçar sua mente a ver o que está para acontecer. Caso se concentre bastante em um único fato bem específico, ele poderá vir a receber grandes informações futuras que serão um tanto desconexas mas poderão vir de um futuro bem mais longínquo.

1 - Permite prever o que acontecerá nos próximos 10 minutos
2 - Na próxima meia hora
3 - Na próxima hora
4 - No resto do dia
5 - Na próxima semana
6 - No próximo mês

Telecinése

A habilidade de controlar as moléculas é bastante temida e os telecinéticos sabem muito bem como causar este temor. Eles são capazes de controlar vários efeitos simplesmente com o poder de sua mente causando incêndios e torcendo barras de metal simplesmente com o poder da mente.

1 - Pode erguer 15 kg, pode causar até 2 dados de dano
2 - Pode erguer 35kg, pode causar até 4 dados de dano
3 - Pode erguer 80 kg, pode causar até 5 dados de dano
4 - Pode erguer 250 kg, pode causar até 7 dados de dano
5 - Pode erguer 700 kg, pode causar até 10 dados de dano
6 - Pode erguer 1900 kg, pode causar até 13 dados de dano

As habilidades telecinéticas são as seguintes :
Escudo : O psi pode usar suas habilidades telecinéticas para gerar um escudo capaz de absorver dano. Ao invés de provocar dano, o nível de telecinése se transforma em dados de absorção.
Movimento : Lida com a capacidade de movimentar objetos e pessoas simplesmente com o poder da mente. Os alvos devem estar no campo de visão do psi. Este poder pode também ser usado para fazer tudo levitar.
Pirocinése : A habilidade de colocar fogo. Quanto mais sucessos maior será a precisão do ataque e mais rápido as chamas surgirão. O dnao provocado é agravado.
Vôo : O psi pode usar sua telecinése para realmente voar e bastante depressa. No primeiro níel ele pode voar a até 20 km/h e aumenta-se mais 15km/h para cada nível a partir desse.

Telepatia

O personagem pode atingir a mente dos outros. Ele consegue enxergar o que os outros estão pensando e muitas vezes conversar com eles através disso. Telepatia é algo poderoso e quando não se tem controle sobre esta, a pessoa pode vir a ficar louca devido às informações que podem chegar em sua mente a todo momento.
O nível de telepetia define a distância dos contatos telepáticos, o número de pessoas afetadas e os dados são os seguintes :

1 - até 15 metros, 1 pessoa afetada
2 - até 30 metros, 1 pessoa afetada
3 - até 60 metros, três pessoas afetadas
4 - até 150 metros, seis pessoas afetadas
5 - até 450 metros, dez pessoas afetadas
6 - até onde consegue enxergar, vinte pessoas

A telepatia pode ser usada de várias formas conforme o que o psi está treinado para fazer. Existem as seguintes habilidades telepáticas :
Comando : O psi pode comandar as pessoas através de seu poder telepático. Ele pode transmitir uma ordem que deverá ser cumprida pelo alvo. Quanto maior o nível em telepatia, maior será o poder da ordem e quanto maior o número de sucessos, mais bem seguida esta será.
Controle de memória : Essa habilidade permite que o psi controle a memória dos outros. Ele pode apagar ou modificar a memória

O que as sombras pensam sobre eles...

Vampiros

A maioria dos vampiros simplesmente odeia os psi pois eles podem fugir facilmente do seu controle. Alguns até gostam de torná-los carniçais mas eles podem vir a ser muito perigosos. Os Tremere são os que mais pesquisam estes seres e sempre correm boatos deles estarem aprisionando uns aqui e ali.
Um psi que venha a ser abraçado acaba desenvolvendo a disciplina Auspícios ou outra parecida mas perde todos os seus poderes.

Lobisomens

Os Garou não ligam muito para os psi. Os Portadores da Luz gostam de aprender sobre eles mas nada demais ocorre. Quando um parente desenvolve os poderes psi, ele passa a ser muito útil na luta contra a Wyrm.
Caso um psi venha a despertar como um licnatropo, seus poderes tendem a baixar com o tempo devido a fúria que cada vez aumentará mais em seu íntimo.

Magos

Com certeza, são os magos que interagem mais com o psi. A Tecnocracia já criou muitos deles em suas experiências e mantém muitos sobre seu controle restrito. Quando descobrem algum psi, os Tecnocratas logo mandam seus agentes capturá-lo seja para pesquisa ou para forçá-lo a agir como servo.
As Tradições tendem a manter muitos psi como acólitos e aliados. Muitos magos com interesse na esfera da Mente procuram por estes mortais afim de entender mais sobre os poderes mentais. De todos os grupos, a Ordem de Hermes e os Filhos do Éter são os que mais procuram saber sobre os psi.
Caso o psi venha a despertar como um mago, as dificuldades para se usar suas esferas em relação ao poder que tinha diminuem em um ponto. Se ele possuía um nível quatro ou maior, além disso ele ganha um sucesso automático no teste.

Fadas

Algumas vezes o glamour pode vir a despertar poderes psiônicos nos mortais. As fadas até acham interessantes e consideram isso um modo de ajudar a retirar a banalidade das pessoas. Memso assim, depende de cada fada ver como será sua reação frente a um psi.

Fantasmas

Muitas vezes, os poderes psiônicos permitem contato com os mortos. Os fantasmas conseguem interagir com aqueles que possuem poderes telepáticos e de clarividência, o que faz o psi atraírem algumas dessas almas penadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...