Páginas

13 de jan. de 2013

O Jacaré Luminoso




Existe na cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul [Coordenadas GPS (Latitude / Longitude): 30° 4'58.00"S, 51° 1'30.00"W], uma famosa lenda local sobre um estranho animal (Jacaré), o qual possúi emana luz própria, e surge à noite em um lago local.

Segundo o dito, a criatura vive no famoso Lago Tarumã, tendo sido também avistada numa espécie de piscina natural junto ao lago, que serve de dreno para áreas de charco e é comumente chamada Cacimba* do Lago Tarumã.

(*) A construção em si não é uma cacimba, mas um reservatório; “cacimba”, nesse caso, trata-se apenas do nome popular do local.

APARÊNCIA:

O Jacaré Luminoso tem a forma do réptil que lhe dá nome, em grandes proporções, mas com a peculiaridade de emitir uma luz azulada semelhante ao luar. Como essa luminosidade ocorre inclusive em noites de escuridão total, o ser literalmente brilha no escuro, daí a origem do seu nome.

Alguns relatos tratam que a criatura às vezes é percebida em razão dessa luz ser emitida inicialmente pelos seus olhos, se espalhando então pelo corpo até que resulte numa transparência parcial, que dá ao jacaré uma aparência translúcida e fantasmagórica.

APARIÇÕES:

Embora muitos sejam os relatos sobre o Jacaré Luminoso, esse nunca foi avistado por mais de duas pessoas (às vezes uma) num mesmo momento. Parte da lenda diz que ele não pode ser filmado ou fotografado.

Não é uma criatura naturalmente agressiva, embora não existam relatos de alguém ter se aproximado demais voluntariamente – o que seria normal com um jacaré.

As suas aparições são atribuídas deixar mais apaixonados os amantes, principalmente quando ocorre o fenômeno da translucidez, o que faz com que casais aventurem-se nas margens do Lago Tarumã à noite na tentativa de avistá-lo.

ORIGENS:

Não existe uma origem conhecida para essa lenda, apenas especulações.
O Lago Tarumã é um lago artificial (localizado no bairro de mesmo nome), e muitos dizem que o Jacaré Luminoso já existia no banhado que lá havia, antes do represamento.

Já a sua influência sobre os amantes pode ter origem no romantismo que atribuímos aos luares claros, do período de Lua Cheia, os quais se assemelham a luminosidade do bicho.

                                                                    Lago Tarumã, em Viamão!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...